O que é Medicina Tradicional Chinesa

A medicina tradicional chinesa é um sistema de cura natural que tem sido usado por milhões de pessoas. A chave para isso é uma compreensão incrivelmente sofisticada de como o corpo funciona fisicamente, emocionalmente, intelectualmente e espiritualmente. A medicina chinesa detém a chave para sua saúde porque oferece inúmeras técnicas poderosas que efetivamente capazes de curar a inflamação e aumentar a imunidade.

Já taoísmo é uma filosofia e uma ciência de vida datada há 8.000 anos. É a base da Medicina Chinesa e todos os métodos de autocuidado de Hayo’u estão enraizados nela. Como a força vital que continuamente flui e anima todas as coisas vivas, o Qi é central para a cosmovisão taoísta. É a vibração viva que está constantemente presente nos níveis molecular, atômico e subatômico, e é a base de tudo que existe.

Os taoístas e, portanto, os médicos chineses, veem a qualidade e o movimento do Qi através do corpo como determinantes da saúde humana – sendo o estado ideal de equilíbrio e suavidade sem bloqueios.

Herdamos Qi ao nascer e acumulamos ou perdemos à medida que passamos pela vida, dependendo da maneira como vivemos. Então, a medicina chinesa criou uma miríade de técnicas para otimizar nosso Qi e, portanto, nossa saúde e longevidade.

Confira tambem 

O que é Ventosaterapia

o que é medicina alternativa

Conheça os cursos de Medicina Tradicional Chinesa

A medicina chinesa acredita que a doença ocorre quando o Qi e o sangue “estagnam” no corpo. E o que causa a estagnação do Qi? Inflamação. O estresse crônico é uma das principais causas da inflamação.

O pensamento é que a doença, tanto mental quanto física, começa e pode ser corrigida neste nível energético – e assim a causa raiz pode ser tratada em oposição a apenas tratar, mascarar ou suprimir os sintomas físicos.

A medicina chinesa é brilhante. É tão poderosa que, em apenas um minuto por dia, você pode melhorar os níveis de estresse, melhorar o sistema imunológico e a vitalidade, melhorar o sono, a aparência, o humor, perder peso e proteger-se contra doenças mais graves nos últimos anos. Mais do que nunca, precisamos de uma abordagem integrada, simples e profunda para dominar nossa saúde física, emocional e energetica. Conheça alguns métodos provenientes da medicina chinesa que podem mudar usar vida!

 

Medicina Tradicional Chinesa

VENTOSATERAPIA

A ventosaterapia é uma forma de Medicina Tradicional Chinesa que usa pequenos “copos”

Por exemplo esses  copos podem ser aquecidos para concentrar o fluxo sanguíneo em uma área.

O fluxo sanguíneo focado ajuda seu corpo ao liberar toxinas acumuladas através do sistema linfático.

A ventosaterapia é uma massagem profunda, muito semelhante ao Gua Sha, mas trabalha mais profundamente nos músculos e na fáscia.

No entanto depois de uma sessão usando ventosas, você pode ficar com marcas circulares na sua. Essas marcas desaparecerão dentro de 24 a 48 horas.

O que é Medicina Tradicional Chinesa

ACUPUNTURA

Acupuntura na medicina tradicional chinesa

A acupuntura é uma prática médica complementar que tem sido usada há séculos para aliviar a dor e tratar várias condições físicas, emocionais e mentais. Implica estimular pontos precisos no corpo com uma agulha muito fina, que é manipulada manualmente ou por estimulação elétrica.

No entanto as agulhas de acupuntura são sólidas (não ocas) e extremamente finas – muito mais finas e menores do que as usadas para vacinas. Seu acupunturista vai rapidamente e gentilmente tocar a agulha em sua pele, o que normalmente dá uma pequena sensação de “picada” que não é dolorosa. Você pode sentir uma onda de calor nas áreas tratadas, ou uma sensação calmante.

Portanto eletroacupuntura ja é usada para amplificar os efeitos da acupuntura. Eletrodos minúsculos são presos às agulhas finas de acupuntura e uma pequena corrente é passada entre duas agulhas. Mas você pode sentir uma leve sensação de formigamento ou nada. A eletroacupuntura estimula os analgésicos naturais do corpo, reduzindo a inflamação e o “hormônio do estresse”, o cortisol.

A acupuntura auricular é a estimulação de pontos de acupuntura no ouvido externo. É usada para tratar o estresse, depressão, dores de cabeça, alergias, vícios e dor.

TUI NA (pronunciado “twee nah”)

Tui Na usa princípios da Medicina Tradicional Chinesa para restaurar o equilíbrio do corpo. Seu terapeuta usará suas mãos em seus músculos e articulações para afetar o fluxo de energia através de seu corpo, usando movimentos como balançar, pressionar e rolar sua pele.

Por exemplo o Tui Na é um serviço prestado apenas quando necessário, e é recomendado a critério do seu terapeuta. Mas é oferecido apenas como um serviço complementar a uma massagem ou consulta de Medicina Chinesa.

GUA SHA  (pronuncia-se “gwah xá”)

É uma prática comum na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que é usada para fazer com que o sangue se mova novamente para que seu corpo possa se recuperar de lesões e uso excessivo do músculo. Um óleo de massagem ou loção é aplicado na pele da área a ser tratada.

Um exemplo de GUA SHA é instrumento de bordas lisas é usado pelo terapeuta para aplicar golpes curtos ou longos na pele, tipicamente na área da dor ou nas costas paralelas à coluna. Esse movimento acariciador cria uma vermelhidão elevada ou marcas semelhantes a contusões.

Porque a medida que o sangue é restaurado para a área dolorida. Mas a mudança na cor indica um problema você tem na área, e geralmente desaparece dentro de 2 a 4 dias.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>