Medicina alternativa é um termo que descreve os tratamentos médicos que são usados ​​em vez de terapias tradicionais (mainstream). Algumas pessoas também se referem a ela como medicina “integrativa” ou “complementar”.Cerca de 40% dos adultos nos Estados Unidos dizem que usam alguma forma de medicina alternativa. Mas exatamente quais tipos de terapias são consideradas alternativas? A definição muda conforme os médicos testam e movem mais deles para o mainstream.

Este artigo examina alguns tratamentos médicos alternativos populares e seus riscos e benefícios potenciais.

Acupuntura

Esta é uma técnica de medicina tradicional chinesa que usa agulhas para estimular pontos específicos ao redor do corpo. A pessoa que realiza essa terapia (um acupunturista) coloca agulhas finas e estéreis na pele . O objetivo é ajudar o processo de cura natural do seu corpo a entrar. Estudos mostram que a acupuntura pode ser eficaz no tratamento de várias condições, como dor nopescoço e nas costas , náusea , ansiedade , depressão , insônia , infertilidade e muito mais.

Medicina Quiroprática

Essa prática se concentra na estrutura do corpo – principalmente a coluna – e como ela funciona. Um profissional treinado chamado quiroprático usa técnicas diferentes para ajustar (“manipular”) sua coluna ou outras partes do corpo, de modo que estejam em forma ou alinhamento adequados.

O objetivo da medicina quiroprática é aliviar a dor, melhorar a função do corpo e ajudar seu corpo a se curar naturalmente.

Grande parte da pesquisa em torno dele se concentrou na dor lombar . Mas estudos mostram quiropraxia também pode ser útil para uma série de outras doenças, como dores de cabeça , dor de garganta , problemas articulares em seu corpo superior e inferior e distúrbios causados ​​por whiplash .

Terapias Energéticas

Estes enfocam os campos de energia que muitas pessoas acreditam existir dentro e ao redor do corpo. Incluídos nesta categoria estão:

Terapia Magnética. Isso usa campos magnéticos ou elétricos para tratar vários problemas musculoesqueléticos. Estudos mostram que ele pode trabalhar para osteoartrite e outras condições de dor. Também foi encontrado para ajudar as fraturas a se curarem mais rapidamente. A terapia de campo magnético pode não ser segura se você estiver grávida , tiver um dispositivo cardíaco implantado, usar uma bomba de insulina ou tomar um medicamento administrado por adesivo.

Reiki . Aqueles que praticam esse tratamento alternativo acreditam que ele utiliza a energia natural do corpo para acelerar a cura. O praticante coloca as mãos sobre o corpo ou coloca-as de leve na pele. O objetivo é canalizar energia através de suas mãos para o seu corpo para promover a cura. Há muito pouca pesquisa para provar que funciona.Toque Terapêutico (“Cura”) . Aqui, um terapeuta usa sua energia de cura para identificar e reparar desequilíbrios no campo de energia de uma pessoa. Ao contrário do Reiki, o terapeuta não toca em você. Ele simplesmente move as mãos para frente e para trás sobre o seu corpo. Pesquisas mostram que o toque de cura pode reduzir a ansiedade em pessoas com câncer. Também pode aumentar sua sensação de bem-estar. Mas não está claro se funciona para outros problemas também.

Fitoterapia

Esta terapia alternativa usa partes de uma planta – suas raízes, folhas, frutos ou flores – para curar o corpo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 80% das pessoas em todo o mundo usam medicamentos fitoterápicos. Estudos mostram certas ervas são eficazes no tratamento de uma série de problemas de saúde, como alergias , síndrome pré-menstrual , fadiga crônica e muito mais.

Infelizmente, suplementos de ervas podem ser vendidos sem ser provado ser seguro ou eficaz. Converse com seu médico se você estiver pensando em usá-los.

Medicina ayurvédica

O Ayurveda é um dos sistemas médicos mais antigos do mundo. Tudo começou na Índia há mais de 3.000 anos e ainda é amplamente usado naquele país hoje.

Aqueles que o utilizam dependem de ervas, dietas especiais e práticas únicas para tratar doenças. Mas os produtos ayurvédicos também podem ser perigosos. Pesquisadores descobriram minerais tóxicos ou metais, como o chumbo, em alguns dos produtos.

Não houve pesquisa ou ensaios clínicos suficientes para apoiar o trabalho do Ayurveda.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>